sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Acúmulo de água parada torna-se um ambiente favorável para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti



Maior numero de larvas do mosquito da dengue está nas casas
Quinta-feira, dia 14 de Janeiro de 2010 às 09:00hs


As chuvas torrenciais que tem caído regularmente nos últimos dias em Aquidauana tem gerado preocupação para as autoridades da área de saúde do Governo Municipal. É que o acúmulo de água parada torna-se um ambiente favorável para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

Segundo o coordenador municipal do Controle de Vetores, Adauto Rodrigues Mendes, várias estratégias foram traçadas pela equipe da Gerência de Saúde (GESAU) visando impedir a proliferação do mosquito. “Temos realizado o fumacê com inseticida específico para o Aedes, e trabalhado com a remoção dos focos”, explica.

Adauto lembra ainda, que o maior número de larvas estão sendo encontradas na residência das famílias. “Pneus, latas, tambor de água são os criadouros perfeitos para ele. Ao contrário do que muitos pensam, o mosquito está mais sofisticado e tem se reproduzido nestes ambientes. Poucos focos estão sendo encontrados em terrenos baldios”, comenta.

Com relação ao apoio da população, o coordenador de vetores diz que é fundamental a conscientização da comunidade para que haja o controle da doença. “O quintal é de responsabilidade do morador. As pessoas tem que ter esta consciência. Se cada um não cuidar do seu terreno, nós vamos ter problemas”, conclui.
Sintomas

A dengue é uma doença causada por vírus, transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias.

O tratamento da dengue é baseado na reposição de líquidos perdidos. Após consultar um médico, o paciente deve tomar alguns cuidados mantendo-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

Fonte: ACS/Aquidauana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores