PORQUE NÃO REALIZAR O SIMPÓSIO BRASIL-BAHIA & Cuba; CONTRA A DENGUE?
Porque não realizar o simpósio Brasil-Bahia & CUBA ; contra a dengue?
Eric Martinez Torres, especialista cubano
"Ainda não existem tecnologias disponíveis contra a dengue"
É um dos três especialistas internacionais que a Organização Pan-Americana da Saúde dedicou à Argentina, por sua experiência na luta contra a dengue. Em uma entrevista com o PERFIL, guias avançados aos médicos locais que se desenvolveu. Como a transmissão ocorre entre mãe e filho através da placenta.
Por Martin De Ambrosio
Mister dengue. A doença ataca de forma diferente para cada pessoa, o médico disse.
Não deve haver em todo o mundo muitas pessoas que sabem mais sobre a dengue Eric Martínez Torres. É já famoso Aedes aegypti, mas sim o número enorme de casos clínicos que podem ser derivados de picadas de mosquito se está infectado com o vírus.
Portanto, sua presença no país a pedido da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), juntamente com Eugenio Baez, Paraguai e processos Ernesto, de El Salvador. E é por isso que nós tivemos para trás fora do escritório do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Havana, poucos dias depois de retornar da Bolívia, onde durante cinco semanas, fiz a mesma coisa aqui: aconselhar os médicos a rearmar o sistema de saúde para o tratamento da epidemia e minimizar suas conseqüências.
"Minha tarefa é a de colaborar nos cuidados dos doentes, para que haja a menor quantidade de mortes, contribuindo para a formação dos médicos e da reorganização dos serviços de cuidados", disse ele durante uma entrevista com PROFILE. Mas então ele não interrompeu a ofender sensibilidades. "O treinamento não significa que os especialistas locais são deficientes, não uma ofensa, mas se houver novas situações de um país, é natural a necessidade de receber informações de outros lugares com mais experiência", acrescentou.
Depois de viajar Chaco, Catamarca e, em menor medida, Tucumán, Martinez Torres, que chegou em Ezeiza, em 4 de abril, deve deixar o país na quinta-feira, mas a pedido do ministro da Saúde, Graciela Ocaña irá permanecer até terça-feira, para completar alguns guias que resumem de forma tabular que fazer uma equipe médica para o caso específico da dengue.
- O que significa que o sistema argentino médica deve ser reorganizada?
"É compreensível que um país que nunca tinha essa doença, sem ter um médico especialista em diagnóstico e tratamento. Isso é resolvido através de formação sozinho. Não há tecnologia contra a dengue, existe vacina ou de drogas. Medidas, mas é tratável por meio do conhecimento e determinados a ser ensinado. As coisas são mais baratas, mas não necessariamente mais fácil de implementar. Reordenar significa dar prioridade aos doentes da epidemia.
Mal-entendido. Para a mesma diplomacia cubana para Torres-Martinez exercida não isentos de uma proverbial simpatia, impedindo-o de falar daquilo que as autoridades de saúde poderia ter feito de errado, especialmente em termos de prevenção, o especialista disse que os argentinos não devem acredito que eles são especiais por conta da dengue, quando mais de cem países que sofrem.
Nem ele deixou uma palavra de elogio para o sistema de saúde da ilha deu apenas os números, refrigeração, o que deixou a epidemia de 1977 lá e falam por si: havia 360 mil pacientes, 30 mil com a febre hemorrágica da dengue, 10 mil casos graves e apenas 158 mortes. Um inquérito sorológico posterior determinou que 44% da população cubana havia sido infectado.
- Você tentou todos os casos de transmissão do HIV da mãe para o bebê através da placenta?
"Durante uma manifestação em Santiago de Cuba, participou de uma mãe que apresentavam sinais de dengue durante o trabalho. A menina nasceu bem depois de cinco dias, mas teve uma febre, manchas na pele e lesões de sangramento. Além disso, as plaquetas diminuído consideravelmente. Felizmente, ele se recuperou.
- A infecção que ponto é dado?. "Só quando a mãe está em um período de viremia (isto é, quando pode transmitir o vírus a um mosquito pica, que por sua vez e infectar outra pessoa) ou durante a gestação de nove meses?
"Com efeito, se a mãe teve dengue, mas foi bem antes da gravidez, o seu filho que acontece com os anticorpos da cepa que teve. Ou seja, ele transmite "ter tido dengue, com os problemas que isso pode causar ao recém-nascido se ser mordido novamente a qualquer momento de sua vida por ter outras linhagens de mosquitos.
As orientações para os médicos que prepara o Ministério
O guia resume Martínez Torres e seus colegas acabam por estes dias é um reajustamento da terminologia e da casuística local desenvolvido para médicos na Bolívia. Ela olha para três grupos de pacientes de acordo com os sintomas e tratamentos a seguir. Grupo A (verde) não necessitam de hospitalização e até mais de 80% dos casos, o B (amarelo) requer hospitalização e cerca de 15%, e C (vermelho) exigem cuidados intensivos são menos de 5%.
"É muito importante analisar cada caso com cuidado e fazer bem este guia, apresentado como fluxograma, porque não é o mesmo que ter a dengue em 20 anos de idade, de tê-lo em 80 e com uma história de diabetes ou hipertensão", disse Martinez Torres , que publicou um livro de dez anos atrás (Universidade de Quilmes).
Para ele, há muitas pessoas que desprezam os sintomas ou a auto-medicar e que leva à morte. "Nesse caso, devemos culpar a morte de dengue?" Ele perguntou.
PORQUE NÃO REALIZAR O SIMPÓSIO BRASIL-BAHIA & CUBA; CONTRA A DENGUE?
Porque não realizar o simpósio Brasil-Bahia & CUBA ; contra a dengue?
Por Martin De Ambrosio
Eric Martinez Torres, especialista cubano
“Aún no existen tecnologías disponibles contra el dengue” "Ainda não existem tecnologias disponíveis contra a dengue"
Es uno de los tres especialistas internacionales, que la Organización Panamericana de la Salud destinó a la Argentina, para que aporten sus conocimientos en la lucha contra el dengue. É um dos três especialistas internacionais que a Organização Pan-Americana da Saúde dedicado à Argentina, por sua experiência na luta contra a dengue. En entrevista con PERFIL, adelantó las guías para los médicos locales que elaboró. Em uma entrevista com o PERFIL, guias avançados aos médicos locais que se desenvolveu. Cómo ocurre la transmisión entre madre e hijo a través de la placenta. Como a transmissão ocorre entre mãe e filho através da placenta.
Por Martin De Ambrosio Por Martin De Ambrosio
Mister dengue. Mister dengue. La enfermedad ataca de un modo distinto a cada persona, aseguró el médico. A doença ataca de forma diferente para cada pessoa, o médico disse.
Por eso su presencia en el país a pedido de la Organización Panamericana de la Salud (OPS), junto con Eugenio Báez, de Paraguay, y Ernesto Pleités, de El Salvador. Portanto, sua presença no país a pedido da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), juntamente com Eugenio Baez, Paraguai e processos Ernesto, de El Salvador. Y por eso es que tuvo que volver a salir de su oficina del Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí de La Habana pocos días después de haber regresado de Bolivia, en donde durante cinco semanas hizo lo mismo que aquí: asesorar a los médicos para rearmar el sistema sanitario en pos de atender la epidemia y minimizar sus consecuencias. E é por isso que nós tivemos para trás fora do escritório do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Havana, poucos dias depois de retornar da Bolívia, onde durante cinco semanas, fiz a mesma coisa aqui: aconselhar os médicos a rearmar o sistema de saúde para o tratamento da epidemia e minimizar suas conseqüências.
“Mi tarea es colaborar en la atención a los enfermos, para que haya la menor cantidad posible de muertes, contribuir a la capacitación de los médicos ya la reorganización de los servicios de atención”, dijo durante la entrevista con PERFIL. "Minha tarefa é a de colaborar nos cuidados dos doentes, para que haja a menor quantidade de mortes, contribuindo para a formação dos médicos e da reorganização dos serviços de cuidados", disse ele durante uma entrevista com PROFILE. Pero enseguida se atajó para no herir susceptibilidades. Mas então ele não interrompeu a ofender sensibilidades. “Capacitar no significa que los especialistas locales estén incapacitados, no es una ofensa sino que, si se dan situaciones novedosas para un país, es natural que se necesite recibir información de otros lugares con más experiencia”, añadió. "O treinamento não significa que os especialistas locais são deficientes, não uma ofensa, mas se houver novas situações de um país, é natural a necessidade de receber informações de outros lugares com mais experiência", acrescentou.
Luego de recorrer Chaco, Catamarca y, en menor medida, Tucumán, Martínez Torres –quien llegó a Ezeiza el 4 de abril– debía irse del país el jueves pasado, pero por pedido de la ministra de Salud Graciela Ocaña se quedará hasta el martes, para finalizar unas guías que resumen en un cuadro sinóptico qué tiene que hacer un equipo médico ante cada caso particular de dengue. Depois de viajar Chaco, Catamarca e, em menor medida, Tucumán, Martinez Torres, que chegou em Ezeiza, em 4 de abril, deve deixar o país na quinta-feira, mas a pedido do ministro da Saúde, Graciela Ocaña irá permanecer até terça-feira, para completar alguns guias que resumem de forma tabular que fazer uma equipe médica para o caso específico da dengue.
—¿Qué significa que el sistema médico argentino debe reorganizarse? - O que significa que o sistema argentino médica deve ser reorganizada?
—Es comprensible que un país que nunca tuvo esta enfermedad tenga un cuerpo médico sin especialistas en su diagnóstico y tratamiento. "É compreensível que um país que nunca tinha essa doença, sem ter um médico especialista em diagnóstico e tratamento. Eso se soluciona con capacitación solamente. Isso é resolvido através de formação sozinho. No hay ninguna tecnología contra el dengue, ni vacuna ni drogas. Não há tecnologia contra a dengue, existe vacina ou de drogas. Pero sí tiene tratamiento mediante el conocimiento y ciertas medidas que hay que enseñar. Medidas, mas é tratável por meio do conhecimento e determinados a ser ensinado. Son cosas más baratas pero no necesariamente más fáciles de instrumentar. As coisas são mais baratas, mas não necessariamente mais fácil de implementar. Reordenar significa darle prioridad a los enfermos de la epidemia. Reordenar significa dar prioridade aos doentes da epidemia.
Incomprensión. Mal-entendido. Por la misma diplomacia a la cubana que ejerce Martínez Torres –no exenta de una proverbial simpatía–, que le impide hablar de lo que las autoridades sanitarias pudieron haber hecho mal, sobre todo en cuanto a prevención, el experto asegura que los argentinos no deben creerse que son especiales por tener dengue cuando hay más de cien países que lo sufren. Para a mesma diplomacia cubana para Torres-Martinez exercida não isentos de uma proverbial simpatia, impedindo-o de falar daquilo que as autoridades de saúde poderia ter feito de errado, especialmente em termos de prevenção, o especialista disse que os argentinos não devem acredito que eles são especiais por conta da dengue, quando mais de cem países que sofrem.
Tampoco se le cayó una palabra de elogio para el sistema sanitario de la Isla. Sólo dio los números, escalofriantes, que dejó allí la epidemia de 1977 y que hablan por sí solos: hubo 360 mil enfermos, 30 mil con dengue hemorrágico, 10 mil casos graves y sólo 158 muertos. Nem ele deixou uma palavra de elogio para o sistema de saúde da ilha deu apenas os números, refrigeração, o que deixou a epidemia de 1977 lá e falam por si: havia 360 mil pacientes, 30 mil com a febre hemorrágica da dengue, 10 mil casos graves e apenas 158 mortes. Una encuesta serológica posterior determinó que el 44% de la población cubana había sido contagiada. Um inquérito sorológico posterior determinou que 44% da população cubana havia sido infectado.
—¿Trató usted algún caso de transmisión del virus de madre a bebé a través de la placenta? - Você tentou todos os casos de transmissão do HIV da mãe para o bebê através da placenta?
—Durante un brote en Santiago de Cuba atendimos a una madre que presentaba signos de dengue durante el parto. "Durante uma manifestação em Santiago de Cuba, participou de uma mãe que apresentavam sinais de dengue durante o trabalho. La niña nació bien pero a los cinco días presentaba fiebre, manchitas en la piel y lesiones con sangrado. A menina nasceu bem depois de cinco dias, mas teve uma febre, manchas na pele e lesões de sangramento. Además le bajaron muchísimo las plaquetas. Além disso, as plaquetas diminuído consideravelmente. Por suerte, se recuperó. Felizmente, ele se recuperou.
—¿En qué momento se da el contagio?. - A infecção que ponto é dado?. ¿Sólo cuando la madre está en período de viremia (es decir, cuando puede transmitir el virus a un mosquito que a su vez pica y contagia a otra persona) o durante los nueve meses de gestación? "Só quando a mãe está em um período de viremia (isto é, quando pode transmitir o vírus a um mosquito pica, que por sua vez e infectar outra pessoa) ou durante a gestação de nove meses?
—En verdad, si la madre tuvo dengue, aunque haya sido mucho antes del embarazo, le pasa a su hijo los anticuerpos de la cepa que haya tenido. "Com efeito, se a mãe teve dengue, mas foi bem antes da gravidez, o seu filho que acontece com os anticorpos da cepa que teve. Es decir, le transmite “el haber tenido dengue”, con los problemas que ello puede ocasionar para el recién nacido si vuelve a ser picado en cualquier momento de su vida por un mosquito que posea otra de las cepas. Ou seja, ele transmite "ter tido dengue, com os problemas que isso pode causar ao recém-nascido se ser mordido novamente a qualquer momento de sua vida por ter outro linhagens de mosquitos.
Las guías para médicos que prepara el Ministerio As orientações para os médicos que prepara o Ministério
mda mda
La sintética guía que Martínez Torres y sus colegas terminan por estos días es una readecuación a la terminología y la casuística local de la elaborada para los médicos de Bolivia. O guia resume Martínez Torres e seus colegas acabam por estes dias é um reajustamento da terminologia e da casuística local desenvolvido para médicos na Bolívia. En ella se contemplan tres grupos de pacientes según síntomas y tratamientos a seguir. Ela olha para três grupos de pacientes de acordo com os sintomas e tratamentos a seguir. El grupo A (color verde) no requiere internación hospitalaria y conforman más del 80% de los casos; el B (amarillo) requiere internación y es aproximadamente un 15%; los C (rojos) requieren terapia intensiva; son menos del 5%. Grupo A (verde) não necessitam de hospitalização e até mais de 80% dos casos, o B (amarelo) requer hospitalização e cerca de 15%, e C (vermelho) exigem cuidados intensivos são menos de 5%.
“Es muy importante analizar cada caso con detenimiento y ver bien esta guía, que presentamos como flujograma, porque no es lo mismo tener el dengue a los 20 años, que tenerlo a los 80 y con antecedentes de diabetes o hipertensión”, aseguró Martínez Torres, quien publicó un libro hace ya diez años (Universidad de Quilmes). "É muito importante analisar cada caso com cuidado e fazer bem este guia, apresentado como fluxograma, porque não é o mesmo que ter a dengue em 20 anos de idade, de tê-lo em 80 e com uma história de diabetes ou hipertensão", disse Martinez Torres , que publicou um livro de dez anos atrás (Universidade de Quilmes).
Para él, hay mucha gente que desprecia los síntomas o se automedica y eso lleva a la muerte. Para ele, há muitas pessoas que desprezam os sintomas ou a auto-medicar e que leva à morte. “En ese caso, ¿debemos culpar al dengue de la muerte?”, se preguntó. "Nesse caso, devemos culpar a morte de dengue?" Ele perguntou.
PORQUE NÃO REALIZAR O SIMPÓSIO BRASIL-BAHIA & Cuba; CONTRA A DENGUE?
mda mda
La sintética guía que Martínez Torres y sus colegas terminan por estos días es una readecuación a la terminología y la casuística local de la elaborada para los médicos de Bolivia. O guia resume Martínez Torres e seus colegas acabam por estes dias é um reajustamento da terminologia e da casuística local desenvolvido para médicos na Bolívia. En ella se contemplan tres grupos de pacientes según síntomas y tratamientos a seguir. Ela olha para três grupos de pacientes de acordo com os sintomas e tratamentos a seguir. El grupo A (color verde) no requiere internación hospitalaria y conforman más del 80% de los casos; el B (amarillo) requiere internación y es aproximadamente un 15%; los C (rojos) requieren terapia intensiva; son menos del 5%. Grupo A (verde) não necessitam de hospitalização e até mais de 80% dos casos, o B (amarelo) requer hospitalização e cerca de 15%, e C (vermelho) exigem cuidados intensivos são menos de 5%.
“Es muy importante analizar cada caso con detenimiento y ver bien esta guía, que presentamos como flujograma, porque no es lo mismo tener el dengue a los 20 años, que tenerlo a los 80 y con antecedentes de diabetes o hipertensión”, aseguró Martínez Torres, quien publicó un libro hace ya diez años (Universidad de Quilmes). "É muito importante analisar cada caso com cuidado e fazer bem este guia, apresentado como fluxograma, porque não é o mesmo que ter a dengue em 20 anos de idade, de tê-lo em 80 e com uma história de diabetes ou hipertensão", disse Martinez Torres , que publicou um livro de dez anos atrás (Universidade de Quilmes).
Para él, hay mucha gente que desprecia los síntomas o se automedica y eso lleva a la muerte. Para ele, há muitas pessoas que desprezam os sintomas ou a auto-medicar e que leva à morte. “En ese caso, ¿debemos culpar al dengue de la muerte?”, se preguntó. "Nesse caso, devemos culpar a morte de dengue?" Ele perguntou.
PORQUE NÃO REALIZAR O SIMPÓSIO BRASIL-BAHIA & Cuba; CONTRA A DENGUE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário