domingo, 24 de janeiro de 2010



Dengue

Em áreas hiperendêmica do sudeste da Ásia, onde vários sorotipos do vírus estão circulando, DF e DHF são principalmente doenças da infância e em alguns países são as principais causas de internação pediátrica e morte, particularmente no Cambodja, Myanmar e Vietnã. Em todo o mundo, 80 a 90 por cento das mortes ocorrem antes dos 15 anos. Nos últimos anos, nas Américas, FHD em adultos na forma endêmica tem sido relatado com freqüência (Diaz e outros 1988; Guzmán e outros, 1999; Harris e outros 2000; Zagne e outros 1994). Em alguns países, a doença é mais freqüente entre as mulheres, e em Cuba, significativamente mais casos graves ocorrem entre brancos do que entre aqueles de ascendência Africano (Kouri, Guzmán, e Bravo 1987). Dengue causa relativamente poucas mortes, estimadas em 19.000, em 2001, correspondendo a uma taxa de letalidade de 3,8 por cento para dengue hemorrágica. No entanto, ele pode causar uma sobrecarga considerável: em Porto Rico, durante 1984-94, a perda de DALY por milhão de habitantes foi semelhante ao de toda a América Latina e Caribe da malária, tuberculose, helmintos intestinais, eo cluster de doença na infância (Meltzer e outros 1998).

Impacto Econômico

Estudos realizados na Tailândia estimou o impacto econômico da dengue como equivalentes aos E.U. $ 12,6 milhões em 1994, dos quais doentes e suas famílias efectuadas 45 por cento (Okanurak, Sornmani e Indaratna 1997). Kouri e outros (1989) estimar o custo da epidemia de dengue em Cuba em 1981 E.U. $ 103 milhões, constituindo E.U. $ 41 milhões em assistência médica, E.U. $ 5 milhões em pagamentos de inabilidade da segurança social, E.U. $ 14 milhões em produção perdida, e E.U. $ 43 milhões para controle do vetor. Para o Sudeste Asiático, Shepard e outros (2004) estimar os custos de tratamento individual de E.U. $ 139 para dengue hemorrágica e E.U. $ 4,29 para o DF (incluindo visitas de saúde clínica, internação, medicamentos, despesas de viagem e tempo dos pais que procuram tratamento para seus filhos). Esta estimativa implica custos anuais na região de E.U. 105 milhões dólares-US 69,5 milhões dólares para dengue hemorrágica e E.U. 35,5 milhões dólares para o DF. A extrapolação das tendências atuais (com base nos casos notificados à OMS desde 1960), este número vai aumentar para uma média de E.U. 118 milhões dólares a cada ano, até a primeira década do século 21. Usando o estudo da Tailândia para adicionar o valor do trabalho produtivo perdido duplica este valor para E.U. $ 236 milhões. Assim, durante a próxima década, as economias do Sudeste Asiático poderia perder um total de E.U. 2,36 bilhões dólares por causa do DF e de FHD. Adicionais são esperadas perdas econômicas por causa do impacto de surtos de dengue no turismo.

Impacto Social

Durante a estação de transmissão, pais e familiares com ICD estão preocupados com a sobrevivência de seus filhos e as consequências financeiras de cuidados de emergência médica. No Camboja, ainda relativamente modesto fora de despesas de saúde, pode levar a endividamento e da pobreza (Van Damme e outros 2004). A carga psicológica é mal compreendido e merece estudo mais aprofundado.
Mesmo que a dengue afeta a todos os estratos da sociedade, pode afetar seletivamente os mais pobres. A maioria dos habitats de larvas da dengue em comunidades endêmicas são artificiais: recipientes de armazenamento de água, vasos de flores, embalagens para alimentos descartados, pneus usados, e os habitats criado por má concepção de caleiras e ralos. Ecologia de vetores local é amplamente determinada pela comunidade social e cultural, práticas e infra-estrutura e urbanização crescente normalmente atrai os pobres para os assentamentos periurbanos de abastecimento de água deficiente. Estudos na República Bolivariana de Venezuela (Barrera, Ávila, e Gonzalez-Teller 1993; Barrera e outros 1995) E na Tailândia (Nagao e outros 2003) Mostraram maior Ae. aegypti infestações onde os sistemas de distribuição de água é deficiente ou não confiável. Ao longo da fronteira entre o México e os Estados Unidos, Reiter e outros (2003) atribuem a baixa prevalência de dengue notificados em Laredo, Texas, a fatores como ar-condicionado que o contato vetor humanos limitada, enquanto que no contíguo Nuevo Laredo, no lado mexicano, onde a renda per capita era de um sétimo do que em Laredo, a soroprevalência foi muito maiores densidades mais baixas, apesar do vetor. Em países com fracos serviços de saúde ou despreparados, as epidemias de dengue pode ser extremamente perturbador e serviços de saúde podem ser rapidamente esmagada. Freqüentemente, os governos declarar estados de emergência para mobilizar recursos adicionais contra surtos de dengue, por vezes, a implantação do exército para eliminar ou aplicar larvicidas para os habitats de larvas. Essas respostas são muitas vezes lançados no ou após o pico da epidemia, eo declínio da transmissão é erroneamente atribuído à intervenção em vez de epidemia ao declínio natural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores